Grupo de Pesquisa GPCAM/NIMMA da UFSC recebeu um novo equipamento
🧪 Na primeira semana de outubro, o Grupo de Pesquisa GPCAM/NIMMA da UFSC recebeu um novo equipamento para contribuir com a formação de alunos de graduação e pós-graduação do EMC UFSC, além de permitir o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas e projetos de extensão com a comunidade.
📚 Trata-se de uma máquina da marca ROMI para fabricação de peças plásticas pelo processo de injeção. Este equipamento foi adquirido com recursos do projeto FAPESC edital 21/2024 Universal, coordenado pelo Prof. Adriano Fagali de Souza, docente do Departamento.
🤓 O projeto tem como principal objetivo utilizar plástico reciclado para a fabricação de peças com elevado valor agregado e de desenvolver um sistema inovador para monitoramento e controle do processo de moldagem por injeção de plástico reciclado, contando com o apoio da empresa Branqs Automação, que forneceu o sistema de controle da máquina (CLP), além de apoiar no desenvolvimento das novas tecnologias previstas no projeto.
📌 Participam como pesquisadores do projeto os professores Guilherme M. O. Barra e Carlos Ahrens da UFSC e o professor Louis Laberge Lebel da Universidade Politécnica de Montreal (Polytechnique Montréal-CA), além de alunos de graduação e pós-graduação.
🔗 A máquina está instalada no NIMMA (Núcleo de Inovação em Moldagem e Manufatura Aditiva), onde o Grupo de Pesquisa GPCAM também atua. Durante a instalação da máquina, houve um treinamento para operação do equipamento para pesquisadores e demais interessados. Para mais informações, acesse: https://gpcam.ufsc.br.
hashtag#grupodepesquisa hashtag#Manufatura hashtag#Equipamento hashtag#Tecnologia hashtag#UFSC hashtag#Universidade






