Formação profissional de alunos e profissionais envolvidos com atividades de pesquisa
“Atividades de pesquisa científica podem ser desenvolvidas em todos os momentos da atuação profissional de um indivíduo. Desde o início da graduação, podendo se estender para a pós-graduação (stricto sensu / lato sensu) e mesmo por profissionais nas indústrias. Infelizmente, é muito comum o conceito equivocado de que as atividades de pesquisa são desenvolvidas em bibliotecas, e que não contribuem para a formação profissional. Ao contrário, propicia ao profissional uma visão crítica e metodológica para resolver problemas e criar soluções, podendo se aplicar diretamente nas indústrias. Essa é a missão do grupo de pesquisa/laboratório GPCAM-UFSC”.
Prof. Dr. Adriano Fagali de Souza
Coordenador do Lab. GPCAM/UFSC
http://lattes.cnpq.br/8744045259194288
M.Sc. Felipe Marin Pesquisador CFAA /GPCAM
Pesquisador CFAA /GPCAM
http://lattes.cnpq.br/0612595141167785
“Iniciei na pesquisa em 2012 no grupo PET da UFSC-Joinville, em 2014 fiz um ano de iniciação cientifica onde me ajudou muito a entender o que busco para minha vida. Em 2016 iniciei o mestrado no grupo de pesquisa GPCAM/UFSC, confirmando minha vocação para pesquisa. Nesse período tive a oportunidade de estudar mais a fundo processos de fabricação, interagir com empresas de médio e grande porte (Teknomotriz, Sokit, BMW-Brasil) dentro de um projeto de pesquisa, auxiliado pela CAPES. Dentre alguns artigos publicados, em 2016 recebemos o prémio de melhor artigo apresentado no congresso internacional PMI, na Bélgica. Os resultados das atividades de pesquisa propiciaram meu ingresso no curso de doutorado no POSMEC-UFSC, como aluno regular 2018. Em 2019 consegui ingressar, como aluno regular, no curso de doutorado na Universidade do País Basco-ES (no Centro de pesquisa da indústria aeronáutica espanhola – CFAA), com bolsa do CNPq para doutorado pleno, onde atualmente desenvolvo projetos em parceria com o Lab. GPCAM/UFSC.”
João Luiz da Costa
KC Ferramentas Ferramenta
linkedin.com/in/joão-luis-costa-596273b2
“O envolvimento da KC Ferramentas no projeto de pesquisa promoveu uma importante transferência de conhecimento, de ambos os lados: empresa – universidade. Os resultados obtidos nos ajudam a fornecer serviços, produtos e suporte técnico com maior valor agregado”.
Martin Rasmussen
KC Ferramentas
linkedin.com/in/martin-rasmussen-09252379
“A elaboração de uma metodologia para investigar um processo de usinagem é uma importante ação realizada no projeto de pesquisa, pois ampliamos a visão crítica para identificar e resolver problemas técnicos e melhorar os processos. Foi importante também a divulgação dos resultados do projeto entre a KC e o GPCAM/UFSC, publicados na Revista Ferramental, 2019”.
Vitor Jacitho Leal de Carvalho
Analista de processos de produção
https://www.linkedin.com/in/vitor-j-carvalho/
“O maior exemplo da contribuição que as atividades de Iniciação Científica propiciara na minha formação pode ser resumido pela minha contratação como estagiário e posterior contratação na empresa em que hoje trabalho.
Quando ingressei no grupo GPCAM/UFSC, fui guiado pela curiosidade sobre máquinas de comando numérico computadorizado, integração CAD/CAM e funcionamento.
Logo surgiu uma bolsa de Iniciação Científica para trabalhar em parceria com outro grupo de pesquisa da USP-São Carlos, a fim de modelar um problema real de usinagem. Atuei durante três anos equacionando soluções para este projeto. Este trabalho resultou com a publicações de artigos e direcionamento para o meu TCC.
Esta atividade de pesquisa foi de fundamental importância para desenvolver minha capacidade de análise e abstração de problemas complexos, o que foi primordial para o interesse da empresa na minha contratação. O curso de graduação oferece uma grade que qualifica o profissional para o mercado de trabalho, mas os projetos de pesquisa e extensão desenvolvem um importante diferencial na formação do aluno.”
Lucas Gomes Camargo
Mestrando UFSC
http://lattes.cnpq.br/6011829441821665
O contato com a pesquisa já no 2° semestre da graduação, através da Iniciação Científica foi decisivo para a minha continuidade no curso e escolha pela engenharia automotiva. Durante a graduação atuei no Lab. GPCAM/UFSC durante 4 anos em diferentes temas ligados aos processos de fabricação. O contato constante tecnologias de vanguarda, bem como com empresas e pessoas da área, me proporcionou um grande diferencial no momento de buscar estágio e posteriormente com propostas de emprego. Apesar disso, optei por seguir na carreira acadêmica para dar continuidade à minha formação como pesquisador.
Nestes anos de pesquisa publiquei diversos artigos científicos em revistas e congressos da área, além de um registro de software. Estas produções propiciaram meu ingresso no mestrado (POSMEC UFSC-Florianópolis) como bolsista CAPES. Desta forma, minhas atividades com pesquisa foram determinantes na minha trajetória acadêmica e profissional e pretendo continuar com trabalhos na área.